quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Texto e Atividade 6


 Como seria a vida de Jesus menino.

Os hebreus gostavam muito de crianças. O nascimento de um filho era festivamente comemorado. Por isso, não casar ou casar e não ter filhos era motivo de tristeza.

A educação dos meninos e meninas começavam em casa. Seus pais lhes ensinavam a história e as tradições (hábitos, folclore, literatura) de seu povo. Mas somente meninos de seis a doze anos frequentavam a escola. As meninas eram educadas em casa, pelas próprias mães. Essa educação incluía aprender os afazeres domésticos.

Os livros escolares eram os textos sagrados da Bíblia (o Antigo Testamento), na maioria escritos em hebraico. Na época de Jesus, os meninos aprendiam hebraico na escola, pois essa língua tinha deixado de ser falada, sendo substituída pelo aramaico.

Nas grandes cidades, as escolas tinham prédios próprios, mas, nas pequenas, as aulas costumavam ser dadas nas sinagogas (templos). Os alunos ficavam no pátio, sentavam-se num círculo em volta do mestre e aprendiam a escrever as letras na areia, no solo. Mais tarde, começavam a ler e a descobrir os textos sagrados.

Às vezes, um escriba especialista nas Escrituras visitava as escolas, interrogando os alunos mais velhos e debatendo com eles o significado dos livros sagrados.

Os meninos não ficavam na escola o dia inteiro. Tinham de aprender uma profissão para ganhar a vida quando crescessem. A maioria deles aprendia a profissão do pai.

Autor: NORMANN J.BULL

EXERCÍCIO

1-     DE ACORDO COM O TEXTO E SEUS CONHECIMENTOS DO SENSO COMUM, RESPONDA:


a)     O que motivava a alegria dos hebreus?

b)    Como você percebe, na atualidade, o papel da família na educação das crianças?

c)     Descreva como se dava a educação dos meninos e meninas na época de Jesus.

d)    Os afazeres domésticos são tarefas exclusivas de mulheres? Por quê?

e)     A partir de que idade os meninos frequentavam a escola na época de Jesus?

f)     Qual o idioma que se falava na época de Jesus? E por qual foi substituído?

g)    Onde as aulas eram ministradas nas cidades pequenas?

h)     Qual o nome de quem é especialista nas Escrituras?

i)      Os meninos tinham de aprender uma profissão para ganhar a vida quando crescessem. E você já pensou em alguma? Qual? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário