quinta-feira, 6 de junho de 2013

Texto Reflexivo - 1º dia de aula


A valorização do ser humano, educando e cidadão.


A nossa educação, formas de comportamento, nossos costumes e formação de caráter começam em nosso lar, claro que quando crianças não se tem muita autonomia, isto é, poder de decisão e opções de escolha, do que se quer ser ou ter; nossos pais e ou responsáveis são quem decidem por nós, pois sabem de suas condições e o que é melhor ou não nos dá, ou ainda permitir que façamos.

E assim é que recebemos um nome que nos é dado por nossos responsáveis e/ou pais, gostando ou não dessa identidade é ela que temos e por ela seremos chamados, a menos que você se apresente com um apelido, geralmente abreviação do nome que lhe traz mais conforto. Onde quero chegar?

Que em nosso âmbito escolar não serão admissíveis apelidos pejorativos, sendo, portanto, importante à gente desenvolver um clima de harmonia e uma coisa chamada empatia, o que é isso? Nada mais e nada menos que “colocar-se no lugar do outro”, logo, queremos que a educação que construímos em sala de aula venha a “romper os muros da escola”, de tal forma que você leve-a para seus lares e vizinhança.

Você já ouviu falar num ditado popular que diz: “Diga-me com quem tu andas que eu te digo quem tu és?” Alguém concorda com esse pensamento? Vou te colocar numa situação e você vai analisar o poder dessa frase. A situação é a seguinte, você tem uma amizade de longas datas com uma pessoa, a ponto de ela te confessar um segredo, e antes de lhe contar ela faz um suspense e simplesmente quer te dizer que ela é homossexual, isto é, tem relações homoafetivas, o que não desmerece ninguém, mas que a sociedade ainda não está aberta a esse tipo de relação. Dada à situação e a afirmação do pensamento supracitado, agora me diga: por que você anda com um homossexual você é um dos tais? Não necessariamente. Temos quer ter cuidado com os preconceitos, prejulgamentos.

Agora te convido a refletir, quando vamos a um supermercado e queremos comprar um produto independente da validade e preço, quando falamos em creme dental, por exemplo, qual vem à memória? E esponja de aço? E barbeador? E sabão em pó? Bom, por qual razão será que nos lembramos deles? Será pela boa propaganda? Boa aparência e qualidade? E você, como gostaria de ser reconhecido na escola e na rua? Por seu nome? Como um bom aluno e bom cidadão? Ou não? A escolha está em suas mãos. Então, o que pretendemos é que vocês, caros alunos se valorizem e aprendam a valorizar também os outros coleguinhas, temos sempre a capacidade de sermos melhor, basta querer.

Diante do exposto poderá, então, refletir melhor sobre você e sua vida. Queira responder ou pensar sobre. Quem sou? O que estou fazendo na escola? O que eu gostaria de ser? Como está meu comportamento? O que lhe impulsiona a ser assim? O que eu gostaria de mudar? Que sonhos eu tenho para o futuro? O que estou fazendo para conseguir?

Você é o que você pensa, nossa mente tem poder; logo, imagine que és um vencedor por ter chegado até aqui e não ter desistido. Parabéns!
Maria Aparecida de Souza

Tema: Trabalho


Trabalho: um objetivo a ser alcançado.

O trabalho permite a pessoa humana desenvolver sua capacidade física e intelectual, conviver de modo positivo com muitas pessoas e realizar-se integralmente como pessoa. Por isso, o trabalho deve ser visto como um direito de todo ser humano.

Mas, o trabalho é ao mesmo tempo, o modo pelo qual cada pessoa expressa a solidariedade devida às demais pessoas, é o meio através do qual cada um dá sua retribuição por tudo o que recebe dos demais. Visto desse ângulo, o trabalho é um dever de toda pessoa humana.

Todas as atividades que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas, aumentando o bem-estar material, proporcionando satisfação estética, favorecendo o equilíbrio psicológico e propiciando a paz espiritual, são dignas e úteis. Assim, todos os trabalhadores são igualmente merecedores de respeito, seja qual for o trabalho que executem, pois todos contribuem para que as outras pessoas tenham atendidos suas necessidades básicas e possam viver melhor.

Em muitas sociedades, são mais valorizados os que realizam trabalhos intelectuais, gozando de menor prestígio social os que se dedicam a trabalhos físicos. De modo geral, entretanto, essa diferenciação já não é tão evidente como foi há pouco, sendo outros os critérios para a conquista de prestígio e de melhor retribuição.

Assim, por exemplo, na sociedade brasileira gozam de situação mais vantajosa os banqueiros e dirigentes de instituições financeiras, os empresários industriais e comerciais e os que atuam com evidências nos esportes profissionais e atividades recreativas. Trabalhos tipicamente intelectuais, como o de professor e de escritor, são muito mal remunerados e não asseguram especial consideração perante a sociedade, que nos últimos anos foi condicionada a valorizar mais as pessoas que demonstram ter conseguido maior sucesso econômico. O preparo intelectual e a contribuição para o bem da humanidade são quase irrelevantes, valendo mais a capacidade para ganhar dinheiro e acumular riqueza, o que é absurdo, pois geralmente quem mais acumula riquezas é menos útil aos outros seres humanos.

Numa organização social justa, não se pode admitir que haja grande diferença de nível entre os trabalhadores de qualquer espécie. Todo trabalho socialmente útil é digno e merecedor de respeito, não sendo admissível que uma pessoa valha mais ou menos que outro, por causa da natureza do trabalho que cada um executa.

Autor: Dalmo de Abreu Dalarri

ATIVIDADE

Por que o trabalho é, ao mesmo tempo, um direito e um dever de toda pessoa?

Hoje em dia, que tipo de atividades a sociedade brasileira mais valoriza, por quê?

Para o autor, o que torna um trabalho digno e merecedor de respeito?

De acordo com o 1° parágrafo, quais as vantagens que o trabalho permite a pessoa humana?

 “O preparo intelectual e a contribuição para o bem da humanidade são quase irrelevantes, valendo mais a capacidade para ganhar dinheiro e acumular riqueza...”. A palavra destacada no fragmento significa:

(a)Importantes       (b) atuantes        (c) trivial     (d) sem importância


ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Produza uma redação com no mínimo 15 linhas, respondendo as questões abaixo:

- O que você entende por trabalho?

- Quais as profissões mais valorizadas na atualidade?

- Qual a importância de se trabalhar e que profissão escolheria ter? Não esqueça de dizer as razões da escolha.