sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Atividade para 9ºano-Tema: Internet, redes sociais e escrita.



I. Leia o texto abaixo para responder às questões de 01 a 04.

Pelo direito de escrever errado na internet .

Bia Granja (curadora do youPIX, maior festival Brasileiro de cultura de internet) Texto adaptado.
Revista Galileu, julho/2012, nº 252, p. 82.
Vossa mercê pode achar esquisito esse bando de jovenzinhos escrevendo “corrão”, “bons drink”, “todos chora” ou “comofas” na internet, mas antes de ficar “chatiado” achando que os Maias estavam certos e o fim do mundo está próximo, Keep Calm and me dá um minutinho da sua atenção. :)
No Brasil, o “advento da internet em si” não representou uma mega ruptura em termos de espaço criativo pras pessoas. No começo, só existiam os grandes portais (todos pertencentes às mesmas famílias que já dominavam a grande mídia offline) e os blogs. Mas 99% das pessoas, hoje e então, acham esse lance de blog muito complicado e a quantidade de espaço disponível intimidante, de modo que a verdadeira ruptura chegou junto com as redes
sociais: Orkut e YouTube no começo, depois Twitter e agora o Facebook.
Através desses meios, o Brasil se mostrou pro brasileiro... com todos os seus defeitos, qualidades e idiossincrasias. A maioria das gírias estilo “CORRÃO” (que significa corram, do verbo correr) são derivadas do tiopês que, por sua vez, deriva dos erros de português medonhos que a gente via no Orkut. Foi nessa época/rede que nós da elite fina-elegante-sincera começamos a nos deparar com o Brasil verdadeiro, o Brasil que tem 30% de sua popu
lação analfabeta.
Sim, isso tudo é muito triste e nossa taxa de analfabetismo é um absurdo, mas antes de culpar a internet por problemas profundos do país e ficar reprimindo as pessoas que falam errado, pare e pense no verdadeiro significado disso tudo. Será que o que realmente importa é que a pessoa se expresse sem erros de português ou que ela se expresse? ANTES das redes sociais, a gente não se expressava AT ALL, ou o fazia em uma escala ínfima. Agora, temos a faca e o queijo na mão pra criar qualquer coisa, inclusive uma nova cultura para nossos tempos.
Falar assim é fazer parte da construção de uma nova cultura colaborativa, visceral e orgânica que nasce na internet. E, diga o que quiser, mas não tem regras formais de gramática e concordância que possam competir com esse cenário sexy em que o jovem tem, pela primeira vez, o poder de construir sua própria cultura e linguagem.
Portanto, não se trata de ser mais ou menos inteligente, de falar certo ou errado, se trata de fazer parte, se trata, simplesmente, de FAZER! Por isso, por mais que a gente saiba que a conjugação correta do verbo “CORRER” na 3ª pessoa do plural do imperativo afirmativo seja “CORRAM”, não fique  #chatiado, mas vamos continuar usando o “CORRÃO”. Tudo bem?:)
Somos livres para expressarmos o que quisermos, até escrever errado, sendo consciente disso, somos responsáveis pelo que expomos, da imagem que vendemos e das consequências que podemos colher, quer sejam palavras de elogios, reconhecimento, ou xingamento, ah, quem se expõe quer aparecer senão não entrava nessa vitrine de vidro que são as redes sociais da internet.

Vocabulário: idiossincrasia:“temperamento peculiar”.

   
Questão 1: Segundo a autora do texto, Bia Granja, está correto afirmar:

A) Hoje as pessoas falam muito errado na internet, o que prejudica demais o desempenho escolar delas.
B) No Facebook fala-se mais errado do que no Orkut.
C) As redes sociais incentivaram todos a escreverem errado, prejudicando a comunicação.
D) As diferentes formas de expressão nas redes sociais demonstram a multiplicidade do brasileiro, com seus defeitos, qualidades e particularidades.
E) Não se aproveita nada do que é exposto nas redes sociais.

Questão 2: O parágrafo que melhor explica a ideia defendida pela autora em relação ao título (Pelo direito de escrever errado na internet) é:

A) “Será que o que realmente importa é que a pessoa se expresse sem erros de português ou que ela se expresse?”
B) “A maioria das gírias estilo “CORRÃO” (que significa corram, do verbo correr) são derivadas do tiopês que, por sua vez, deriva dos erros de português medonhos que a gente via no Orkut.”
C) “Foi nessa época/rede que nós da elite fina-elegante-sincera começamos a nos deparar com o Brasil verdadeiro, o Brasil que tem 30% de sua população analfabeta.”
D) “No Brasil, o “advento da internet em si” não representou uma mega ruptura em termos de espaço criativo pras pessoas.”
E) “ANTES das redes sociais, a gente não se expressava AT ALL, ou o fazia em uma escala ínfima.”

Questão 3: No início do texto a autora utiliza a expressão “Vossa mercê”, com o propósito de:

A) Criticar certos termos utilizados antigamente e que caíram em desuso.
B) Defender que os termos mais antigos são os mais corretos.
C) Ironizar o tipo de linguagem utilizada hoje nas redes sociais, que abusa de gírias e abreviações e desmerece termos formais.
D) Defender que no Orkut, YouTube, Twitter e Facebook ninguém escreve corretamente.
E) Ironizar como o brasileiro fala errado nas redes sociais, o que acaba prejudicando o desempenho escolar.

Questão 4: Fazendo uma comparação do que estudamos em sala de aula com o último parágrafo do texto, podemos depreender que  liberdade e responsabilidade é respectivamente:

a) Liberdade é fazer somente o correto e responsabilidade é ser útil.
b) Liberdade é o mesmo que limitação e responsabilidade é arcar com o prejuízo dos erros.
c) Liberdade é o ato de se expressar e responsabilidade é assumir as consequências de suas atitudes.
d)Liberdade é fazer bullying pela internet e responsabilidade é não revidar .

Questão 5: Quais as possibilidades que o uso da internet oferece para seus usuários?


Questão 6:Quais os riscos que podemos correr com o uso indevido das redes sociais?

_________________________________________________________________________________

Questão 7: O que você acha sobre a forma como as pessoas se comunicam através do uso das redes sociais transgredindo a norma culta?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 8: Quais as vantagens e desvantagens de se usar redes sociais e quais os cuidados que devemos tomar?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 9: Sobre o tema liberdade, responda.
a)Cite duas formas em que o indivíduo pode “perder” a liberdade.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)O que você entende por liberdade? É o mesmo que falta de limite ou libertinagem?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Para descontrair e trabalhar valores...

Sugestão:Três fábulas de La Fontaine (A raposa e as uvas- O lobo e o cordeiro e A raposa e o corvo )

Na primeira podemos ressaltar a falta de humildade entre as pessoas; na segunda reconhecer o nosso próprio valor e  dar ouvidos aos conselhos de nossos pais (obediência); na última podemos falar sobre o egoísmo e o bom e o mau caráter que uma pessoa pode apresentar.

https://www.youtube.com/watch?v=yC9YTqbvpgQ



quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Tema: Escrituras Sagradas do Cristianismo



Estudo Dirigido
  1. Como se chama o livro sagrado dos Cristãos?
  2. Como esse livro surgiu?
  3. Quem escreveu a Bíblia Sagrada? Qual o objetivo de ela ser escrita?
  4. Em quais línguas a Bíblia Sagrada foi escrita?
  5. A Bíblia foi escrita em quantas partes? Quais?
  6. O que diferencia a Bíblia Católica da Bíblia Evangélica?
  7. A Bíblia também é o livro sagrado do Judaísmo, porém, essa religião só aceita os cinco primeiros livros, os quais são chamados de que?
  8. E por que os judeus não adotaram o Novo Testamento?
  9. Quais os livros que foram rejeitados pelos judeus e pelos evangélicos?
  10. Como o autor do texto resume a Bíblia?

Atividade para 8º e 9º anos


Avanços Tecnológicos e redes sociais.


A tecnologia da informação tem avançado desenfreadamente. Quando pensamos em possuir algum aparelho tecnológico, por exemplo, algo "da hora" aqui no Brasil, digamos assim, ele já é obsoleto em outros países, o que nos desafia a acompanhar essas mudanças para não ficarmos para trás e por que não dizer para não sermos excluídos socialmente.
Entre os aparelhos que envolvem a informação e a comunicação, temos diversos lançamentos de TV, Celular e Computadores com características e aplicativos avançados, e o que antigamente era só uma previsão, hoje é uma realidade. Ações como ir aos correios postar cartas; ir a bancos pagar faturas; ir a shopping fazer compras de qualquer utensílio, tudo isso, já é possível sem sair de casa, através da internet. Até mesmo ver e dialogar com pessoas de todas as partes do mundo, por meio de celulares, computadores e derivados já é possível. É uma pena que as relações humanas estão praticamente virtuais, sinto falta da conversa na calçada e do encontro na pracinha, hoje as pessoas dizem: falamos-nos no Skype, twitter, facebook ou no whatsapp?
Hoje praticamente não vamos a correios postar cartas, pois usamos E-mails ou redes sociais e ainda outros aplicativos como whatsapp no próprio aparelho de celular, já que é uma forma rápida e barata de se comunicar e realizar as coisas de forma imediata, afinal, o mundo tecnológico requer agilidade.
Ainda lembro o dia em que assisti a um filme, cujo nome não recordo, numa aula de sociologia da IFRN, antiga ETFERN, em 1998 fazíamos uma análise do avanço das tecnologias e como ela interfere na vida do homem em sociedade. A problemática era "que o homem criou soluções para problemas que não existiam". A época do filme deveria ser antes de 1906, ano cujo primeiro telefone sem fio foi lançado, pois, no filme o telefone era com fio e percebia-se que praticamente tudo se resolvia pelo telefone, desde assuntos comerciais à relações amorosas; isto é, naquela época já sentia-se o impacto da tecnologia, mesmo que remota, se comparada a de hoje.
Infelizmente, com o avanço tecnológico da informação e da comunicação não vieram somente mudanças positivas para a sociedade, como encurtar distâncias, comunicação rápida, economia, comodidade e facilidades para a área de educação, assim como para as demais. Pois, com ela veio também o desemprego estrutural, a invasão de privacidade e a obrigação de criarmos meios de também nos proteger. Aqui, refiro-me a instalarmos antivírus, por exemplo, para proteger nossas informações pessoais e sigilosas que usamos em sites de internet. 
Praticamente a internet tornou-se imprescindível e sair sem celular de casa parece inadmissível, logo, a todo o tempo estamos vivendo em função dos ditames desse novo tempo. OU nos moldamos a esse novo paradigma de vida ou somos tachados de antiquados e analfabetos digitais. O bom é que sejamos prudentes nas ações que haveremos de executar nesse "novo terreno" em detrimento dos riscos que corremos. Portanto, esse avanço tecnológico da informação é atraente e muito útil para aqueles que sabem manusear e dominar essas técnicas sem se deixar ser dominados por elas. 
Maria Aparecida de Souza
LEIAM O TEXTO E FORMULEM 10 PERGUNTAS RELACIONADAS A ELE OU AO TEMA TECNOLOGIA E REDES SOCIAIS. Em Seguida crie uma redação de como as tecnologias mudam as formas de vida e comunicação em sociedade.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________