sexta-feira, 24 de abril de 2015

TEMA: Símbolo “Fogo”.


Símbolo: algo que representa e faz lembrar outra coisa, como por exemplo: um coração faz lembrar o amor, a água faz lembrar a possibilidade de vida de todos os seres, e assim muitas outras coisas. Os símbolos religiosos representam as crenças e os ensinamentos de cada tradição religiosa, como a luz, que lembra a existência e a presença de Deus, ou o círculo, que lembra a imortalidade.

Texto: A crença no poder do fogo.

Os seres humanos que viveram no fim da Pré-História – os chamados Homo Sapiens – eram inteligentes, mas não possuíam os conhecimentos que temos hoje. Viam os fenômenos naturais, imaginavam que fossem resultados de forças transcendentes e faziam oferendas aos espíritos da natureza para obter deles proteção.
            O fogo foi o mais forte símbolo do transcendente, porque ao ser descoberto trouxe benefícios: a luz na escuridão da noite, o calor nos longos invernos, a sobrevivência dentro da caverna durante as tempestades de neve, o conforto dos alimentos cozidos e da água quente, o afastamento dos animais perigosos e outros.
            As pessoas imaginavam que o fogo fosse um espírito talvez enviado pelo Sol, o deus maior, para proteger o clã. Com isso, a fogueira passou a marcar o ponto de encontro da convivência social e dos ritos religiosos.
Com o passar dos milênios e o avanço da cultura e das civilizações, a fogueira foi figurada pela tocha, a lamparina, o candelabro, a vela e, finalmente, a lâmpada elétrica. Mas a luz que vem da chama é o símbolo principal, por isso seu fascínio permanece.

Fonte: Carniato, Maria Inês. Expressões do sagrado na humanidade: 7º ano, professor. Ed. rev. E ampl. – São Paulo: Paulinas, 2010. p.19- (Coleção ensino religioso fundamental)

 Exercício
      O que você entende por símbolo? Dê exemplo de algum símbolo que você conhece e sua significação.
      Como se comportavam o Homo Sapiens diante dos fenômenos naturais?
      Por que o fogo foi considerado o mais forte símbolo do transcendente?
      Cite duas utilidades do fogo que persistem desde o tempo das cavernas.
       Você já imaginou a vida doméstica sem eletricidade? Que utensílios voltariam a serem usados para obtermos luz, calor e um pouco mais de conforto?
      O fogo é um dos símbolos utilizados nas cerimônias e nos ritos religiosos. Ele significa purificação, espiritualidade e também o fim. Você conhece algum rito religioso, festa ou cerimônia que se utiliza do fogo? Qual ou quais?
      O fogo também tem alto poder de destruição, de transformar a matéria em cinzas. Cite situações em que ele atinge a coletividade de forma negativa em grandes proporções.





Nenhum comentário:

Postar um comentário